domingo, 29 de abril de 2012

PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA.


 JUSTIFICATIVA
Empreendedorismo é uma expressão que vem do mundo dos negócios. O termo, porém, tem tudo a ver com educação. Afinal, um dos objetivos da escola, desde a Educação Infantil, é formar alunos autônomos. Cabe aos professores desenvolver nos alunos um conjunto de competências que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso. Hoje, muitas escolas estão dando a essa prática um novo sentido, mais voltado ao competitivo mundo do trabalho.
A iniciativa tem tudo para dar certo. Muitas das habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da escolaridade são exigidas de um empreendedor ou de um profissional competente. Eles precisam saber superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade, planejar e estabelecer metas. Alunos que têm noções de empreendedorismo aprendem conceitos e conhecimentos que fazem parte do currículo e que mais tarde vai ajudá-los a entrar no mercado de trabalho sem depender das vagas de emprego, cada vez mais escassas.
                                                   


OBJETIVO GERAL

·         Formar alunos autônomos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        
        Ser capaz de ouvir o que o colega diz e de interpretar novas propostas, Técnicas de negociação.
·         Compreender e realizar operações de soma e subtração, Compra e venda, Manipulação de dinheiro.


DESENVOLVIMENTO

Durante todo o ano letivo serão desenvolvidas atividades relacionadas ao mundo do empreendedor, campanhas de ação solidária (páscoa, dia das crianças, campanha do agasalho), vendas de doces e salgadinhos fabricados por eles, revenda de lanches nas sextas feiras, vendas de produtos confeccionados pelos alunos e vendas de camisetas do projeto ambiental durante a feira de ciências.
Cada turma ficará responsável por um evento sendo programado pelas professoras de turma conforme o desenvolver das aulas.

AVALIAÇÃO

             A avaliação será constante envolvendo um trabalho interdisciplinar.




Nosso intuito é de promover e ampliar o potencial empreendedor dos estudantes. ( SILVANA GRIMES)

PROJETO: MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA



JUSTIFICATIVA

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Nesta fase da idade Anos Iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar. Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.

OBJETIVO GERAL

·         Estabelecer relações de família e moradia;


OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Identificar nome das pessoas da família e as relações de parentesco.
·         Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social.
·         Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado.
·          Demonstrar amor e respeito a todas as pessoas
·          Estabelecer uma relação com a sociedade;
·          Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
·          Conhecer seus antepassados;
·          Identificar tipos de moradia e formas de construções;
·         Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.



DESENVOLVIMENTO

A partir das visitas nas casas de cada aluno onde vamos conhecer a casa e um membro de cada família vamos explorar em sala de aula através de:

·         Elaborar textos a partir do autoconhecimento;
·         Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
·         Ler diferentes tipos de textos;
·          Produzir textos;
·         Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
·         Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·         Montar painéis;
·          Construir cartazes;
·         Elaborar com os alunos regras
·         Desenvolver atividades lúdicas;
·          Dramatizar histórias;
·         Organizar entrevistas e pesquisas;
·         Registrar experiências vividas pelo grupo.
·         Construção de vários tipos de casas ( maquetes)


AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados em todos os momentos e espera-se que ao termino desse projeto as crianças consigam compreender que são um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família; que elas consigam favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la. que respeitem o espaço do outro sabendo que cada ser é importante e tem que desenvolver seu papel como cidadão.





"O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende junto ao outro o que seu grupo social produz." ( Vygotsky)

PROJETO HORTA NA ESCOLA.




PROJETO HORTA NA ESCOLA
    

Justificativa:

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.


 QUAL A FUNÇÃO DA HORTA NA ESCOLA?
Nos dias atuais, é cada vez mais visível observar uma alimentação pobre em frutas, legumes e verduras por parte das crianças. A função da horta escolar é incentivar as crianças a obter uma alimentação mais saudável e obter mais conhecimento e interação ao grupo escolar com base no projeto apresentado.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Objetivos Específicos:
·         Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
·         Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
·         Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
·         Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
·         Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
·          Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
·         Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
·         Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
·         Espaço adequado para montagem da horta
·         Terra
·         Adubo
·         Água
·         Mudas e sementes
·        
·         Regador

ROTINA
Cada turma ficará responsável com o plantio de uma determinada espécie. Após o plantio, será realizado um rodízio entre as turmas para manutenção e colheita na horta.

PROFESSORA SILVANA GRIMES.