domingo, 29 de abril de 2012

PROJETO HORTA NA ESCOLA.




PROJETO HORTA NA ESCOLA
    

Justificativa:

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.


 QUAL A FUNÇÃO DA HORTA NA ESCOLA?
Nos dias atuais, é cada vez mais visível observar uma alimentação pobre em frutas, legumes e verduras por parte das crianças. A função da horta escolar é incentivar as crianças a obter uma alimentação mais saudável e obter mais conhecimento e interação ao grupo escolar com base no projeto apresentado.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Objetivos Específicos:
·         Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
·         Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
·         Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
·         Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
·         Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
·          Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
·         Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
·         Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
·         Espaço adequado para montagem da horta
·         Terra
·         Adubo
·         Água
·         Mudas e sementes
·        
·         Regador

ROTINA
Cada turma ficará responsável com o plantio de uma determinada espécie. Após o plantio, será realizado um rodízio entre as turmas para manutenção e colheita na horta.

PROFESSORA SILVANA GRIMES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário