RESUMO: O interesse deste trabalho
surgiu através do Projeto Macro do CEI: “Cidadania e Sustentabilidade na
Educação Infantil”, que contempla a importância
da sustentabilidade no desenvolvimento da sociedade, tendo como principal
objetivo ensinar as crianças o desenvolvimento
crítico em relação ao Meio Ambiente e suas transformações que vem ocorrendo
devido às ações do homem com a Natureza. Diante disso, fica claro que o nosso
papel é ensinar a criança a refletir sobre essas mudanças e criar um eixo com a
família para que juntos possamos desenvolver propostas que venha conscientizar
a sociedade e a colocar em prática os 3’Rs Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Mas, como podíamos ajudar, além de separar o
lixo? Foi onde surgiu à ideia de criar uma fábrica de reciclados, na qual
confeccionamos objetos, jogos e brinquedos com materiais reciclados. Antes de
construir é preciso classificar o material e separá-lo: O que vamos precisar
para criar? Quais materiais? Quantos serão necessários? E assim por diante. As
crianças que trabalham na construção ganham “seu pagamento”, pois, de modo
geral, o conhecimento prévio das crianças sobre como se ganha dinheiro é o
Trabalho, quem trabalha recebe. Durante o projeto e as propostas desenvolvidas
pelas crianças, o “dinheiro” é guardado “numa poupança” e no final do projeto
vamos oportunizar uma feira, onde as crianças com o seu “dinheiro” poderão
adquirir o que mais lhe agrada. O objetivo deste trabalho é relacionar a
matemática no cotidiano das crianças, aprendendo ludicamente conceitos de
classificação, seriação, contagem, formas geométricas, cores, valores e o
cuidado com o meio em que vive.
Acreditamos que a partir de uma proposta não formal iremos permitir que
as crianças criem, explorem e inventem seus próprios modos de expressão e de
relação com o mundo. Queremos que as crianças
descubram a importância da utilização do dinheiro e da sustentabilidade para um
mundo melhor, consumir menos, somente o necessário, reciclar e reutilizar em
prol de um futuro melhor.
Palavras Chave: Sustentabilidade.
Reutilizar. Reciclar.
1. INTRODUÇÃO
Este projeto iniciou-se através do
projeto macro do CEI, “Sustentabilidade e cidadania na educação infantil”, o
qual ressalta que Sustentabilidade nada mais é que a utilização racional de
recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais de uma população, sem
que esse uso comprometa as gerações futuras, ou seja, quanto mais cedo o tema
Sustentabilidade for abordado com as crianças, maiores serão as chances de
despertar a consciência pela preservação do meio ambiente. Essa aprendizagem
deve ser inserida de forma lúdica. Por isso, pensamos no que poderíamos fazer
para ajudar além de separar o lixo e propor o tema reciclagem?
Além do projeto macro, através de
observações, percebemos que as crianças em interações e brincadeiras utilizam à
matemática. Então, viemos a pensar em propostas, onde pudéssemos fazer uma
ligação com o projeto de “Sustentabilidade” e a Matemática. Foi onde surgiu à
ideia de criar uma fábrica de reciclados, na qual confeccionamos objetos, jogos
e brinquedos com materiais reciclados. Antes de construir é preciso classificar
o material e separá-lo: O que vamos precisar para criar? Quais materiais?
Quantos serão necessários? E assim por diante. As crianças que trabalham na
construção ganham “seu pagamento”, pois, de modo geral, o conhecimento prévio
das crianças sobre como se ganha dinheiro é o Trabalho, quem trabalha recebe.
Quem recebe pode comprar o jogo ou o brinquedo que mais gostou, ou seja, de
forma lúdica desenvolvemos um trabalho focado na sustentabilidade e na educação
fiscal, onde a criança aprende o valor da natureza, de onde tiramos à matéria
prima, aprende o verdadeiro sentido de praticar a sustentabilidade e aprende a
ser um cidadão consciente, consumir somente o necessário.
2. FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Desde pequena a criança
já se depara com alguns conceitos matemáticos nas suas brincadeiras e interações
em grupos. Essa
percepção natural é desenvolvida através das mais variadas formas e maneiras
sob muitos aspectos como: grandes, pequenos, leves, pesados, curto, longo e
tantas outras pequenas noções que a criança vai adquirindo gradativamente conforme
seus estímulos e amadurecimento.
O
relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de
interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida
sobre os recursos naturais. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de
mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover
sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão
responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das
gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações
atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com
reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
Para as DCM`s (2012, p. 74) “a criança, desde que nasce,
começa a diferenciar-se na relação eu, outro, pela linguagem, mediada pela
cultura dos adultos e de outras crianças, constrói conhecimentos [...]”. Assim, a sua formação remete a relação entre
pensamento e a linguagem simbólica, onde constrói e reconstrói conhecimento
espontaneamente.
Ao ser inserido no
espaço de Educação Infantil, a criança passa a compartilhar e adquirir novas
aprendizagens, construindo seu pensamento lógico sobre determinadas coisas e
objetos. Compreende que nesse espaço a criança aprende através de suas
brincadeiras, interações em grupos e experiências trazidas por ela, de uma
forma tranquila e natural, sem forçar seu amadurecimento, suas limitações,
gradativamente ela cria sua independência, como também seu conhecimento prévio
sobre números, letras e cores.
Além de brincar, ouvir
historias, pintar, dobrar, cantar, jogar...são algumas atividades que fazem
parte do universo infantil. Mas, onde
entra à matemática? Em todos os momentos de interações entre eles, seja contar,
calcular, resolver problemas, são ações realizadas de forma natural e intuitiva
pelas crianças em seu dia a dia.
3.
JUSTIFICATIVA
A matemática esta em todas as propostas
e movimentos não só da Educação Infantil, como também no nosso cotidiano, no
CEI a linguagem matemática está presente na roda de conversa, na chamada, na
arte, na música, nas brincadeiras, nos cantos temáticos, em histórias, nos
jogos e na forma que organizamos nosso pensamento. As crianças sozinhas
aprendem muito da linguagem matemática, descobrem formas, coisas iguais e
diferentes, leves e pesadas, grandes e pequenas, conseguem organizar,
classificar, criam conjuntos, estabelecem relações... É de suma importância o
olhar atento do professor, o qual deve disponibilizar diversos materiais para
as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.
Nos professores oportunizamos diversas
situações que permitem as crianças a desenvolver este processo de aprendizagem,
tais como: chamada por crachá – quantas meninas e meninos, a leitura do calendário
diariamente, músicas com relações matemáticas, propostas voltadas a organização
e estímulos de pensamentos, culinária, brincadeiras com blocos de madeira e
peças de encaixe, além de jogos e histórias.
A turma do Pré I B, vem demonstrando
grande interesse por alguns conceitos matemáticos, situação na qual nós
professoras observamos que através desse meio podemos resolver alguns conflitos
que acontecem, sendo trabalhadas com as crianças nas rodas de conversa algumas
regras para o bom convívio em
sala. Sendo que essa turma apresenta uma faixa etária de
idade diferenciada e agitação, situação na qual, nos professoras estamos
contornando junto com a matemática. Acreditamos que a partir de uma proposta
não formal – de apresentar graficamente o número e traçá-lo – iremos permitir
que as crianças criem, explorem e inventem seus próprios modos de expressão e
de relação com o outro e com o mundo.
Assim, é importante criarmos condições
para que a matemática seja descoberta, oferecendo estímulos e estando atentas
às descobertas das crianças.
4.
OBJETIVO
Relacionar a matemática no cotidiano das
crianças, aprendendo ludicamente conceitos de classificação, seriação,
contagem, formas geométricas, cores, valores e o cuidado com o meio em que
vive, assim como o conhecimento da utilização do dinheiro e da sustentabilidade
para um mundo melhor.
5.
DESENVOLVIMENTO
O projeto aplicado está
acontecendo no Centro de Educação Infantil Paulo Tallmann, com a turma de Pré I
B, durante todo o ano de 2016, sendo este desenvolvido pelas professoras Daiana
Lana, Juliana Carneiro, Elizete Tomio e Ivone Conti, tendo como
coordenadora do projeto Silvana Grimes.
Este projeto iniciou-se através do
projeto de sustentabilidade do CEI, onde apresentamos a reciclagem, mas como
podíamos ajudar, além de separar o lixo? Além do projeto macro, através de
observações, percebemos que as crianças em interações e brincadeiras utilizam a
matemática. Então, viemos a pensar em propostas, onde pudéssemos fazer uma
ligação com o projeto macro do CEI sobre “Sustentabilidade” e a Matemática. Foi
onde surgiu à ideia de criar uma fábrica de reciclados, na qual confeccionamos
objetos, jogos e brinquedos com materiais reciclados. Antes de construir é
preciso classificar o material e separá-lo: O que vamos precisar para criar?
Quais materiais? Quantos serão necessários? E assim por diante. As crianças que
trabalham na construção ganham “seu pagamento”, pois, de modo geral, o
conhecimento prévio das crianças sobre como se ganha dinheiro é o Trabalho,
quem trabalha recebe, ou seja durante alguns meses iremos arrecadar “dinheiro”,
os quais serão guardados em “poupanças” os valores são obtidos através do
trabalho realizado na fábrica de reciclados do Pré 1 B, que fica na área
externa do CEI, onde uma vez na semana uma professora com um pequeno grupo,
planeja de fabricar algum objeto, brinquedo e ou jogo com materiais reciclados,
as crianças que trabalham na construção recebem por isso. Enfim todos estão
aprendendo e brincando com a matemática e juntando seu “dinheiro”. Mas o que
fazer com o dinheiro no final do projeto?
Iremos oportunizar uma feira com nossas
construções, onde cada criança poderá comprar o que mais lhe agrada.
Primeiramente em roda de conversa,
esboçamos o conhecimento prévio das crianças sobre: Lixo, reciclagem, natureza,
meio ambiente e planeta... Conversamos sobre todos os itens mencionados e suas
importâncias. Apresentamos as lixeiras seletivas e seus respectivos lixos,
oportunizamos diversas propostas referente a isto: selecionamos os lixos,
recortamos de revistas, assistimos vídeos sobre os mesmos, criamos alguns
objetos com os lixos, foi onde percebemos o interesse das crianças em
matemática: sempre estavam contando, separando e ordenando por tamanho e
formas. Onde surgiu a ideia de construir a fábrica do reciclado. Na fábrica,
muitas coisas foram confeccionados: Chocalho, bilboquê, vai e vem, bonecos,
jogos de memória, quebra cabeça, jogos de quantidades, concentração e raciocínio
lógico.
Conforme as crianças vão trabalhando,
vão juntando dinheiro para no final do ano, na feira do reciclado comprar o que
mais lhe agradou.
Os jogos e brinquedos ficam a disposição
das crianças na sala para que em qualquer momento possam brincar e jogar.
Além de criar os jogos e brinquedos,
propomos a conscientização de alguns animais em extinção ou não como a
tartaruga e a abelha, “estudamos” sobre elas e no fim um jogo relacionados a
elas foi confeccionado.
Além de participarem no CEI das
propostas as famílias também estão envolvidas no projeto, confeccionando
objetos utilizando apenas materiais reciclados.
Assim, se dará continuidade
para o 2° semestre na construção de novos jogos, brinquedos e aprendizagens.
6. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Relacionamos a matemática no cotidiano
das crianças, aprendendo ludicamente conceitos de classificação, seriação,
contagem, pequenas contas de adição, formas geométricas, fazendo ligação com o
projeto de Sustentabilidade.
Sendo assim, justifica-se a escolha
deste tema pelo fato da matemática estar presente no cotidiano das crianças,
porém na Educação Infantil a aprendizagem acontece espontaneamente, partindo do
interesse de cada um.
Dessa forma, o estudo realizado
contribuiu para que a criança elaborasse suas hipóteses, num contexto norteado
de significados.
REFERÊNCIAS
BLUMENAU.
Diretrizes Curriculares Municipais para
a Educação Básica. Prefeitura. Secretaria Municipal de Educação. Educação
Infantil. Blumenau: Prefeitura Municipal/SEMED, 2012. 108 p.
GRIMES, Silvana. PROJETO: CIDADANIA E
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Infantil, BLUMENAU, 2016,
p. 2
REAME, Eliane. Matemática no dia a dia da Educação Infantil. São Paulo, Saraiva,
2012.
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