quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A MATEMÁTICA NA SUSTENTABILIDADE. ¹




GÓMEZ, Joaquin Andrés Aranda[2]; THOMAZ, Mariana[3]
GRIMES, Silvana[4]; LANA Daiana[5].

RESUMO: O interesse deste trabalho surgiu através do Projeto Macro do CEI: “Cidadania e Sustentabilidade na Educação Infantil”, que contempla a importância da sustentabilidade no desenvolvimento da sociedade, tendo como principal objetivo ensinar as crianças o desenvolvimento crítico em relação ao Meio Ambiente e suas transformações que vem ocorrendo devido às ações do homem com a Natureza. Diante disso, fica claro que o nosso papel é ensinar a criança a refletir sobre essas mudanças e criar um eixo com a família para que juntos possamos desenvolver propostas que venha conscientizar a sociedade e a colocar em prática os 3’Rs Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Mas, como podíamos ajudar, além de separar o lixo? Foi onde surgiu à ideia de criar uma fábrica de reciclados, na qual confeccionamos objetos, jogos e brinquedos com materiais reciclados. Antes de construir é preciso classificar o material e separá-lo: O que vamos precisar para criar? Quais materiais? Quantos serão necessários? E assim por diante. As crianças que trabalham na construção ganham “seu pagamento”, pois, de modo geral, o conhecimento prévio das crianças sobre como se ganha dinheiro é o Trabalho, quem trabalha recebe. Durante o projeto e as propostas desenvolvidas pelas crianças, o “dinheiro” é guardado “numa poupança” e no final do projeto vamos oportunizar uma feira, onde as crianças com o seu “dinheiro” poderão adquirir o que mais lhe agrada. O objetivo deste trabalho é relacionar a matemática no cotidiano das crianças, aprendendo ludicamente conceitos de classificação, seriação, contagem, formas geométricas, cores, valores e o cuidado com o meio em que vive.  Acreditamos que a partir de uma proposta não formal iremos permitir que as crianças criem, explorem e inventem seus próprios modos de expressão e de relação com o mundo. Queremos que as crianças descubram a importância da utilização do dinheiro e da sustentabilidade para um mundo melhor, consumir menos, somente o necessário, reciclar e reutilizar em prol de um futuro melhor.

Palavras Chave: Sustentabilidade. Reutilizar. Reciclar.


1. INTRODUÇÃO

Este projeto iniciou-se através do projeto macro do CEI, “Sustentabilidade e cidadania na educação infantil”, o qual ressalta que Sustentabilidade nada mais é que a utilização racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais de uma população, sem que esse uso comprometa as gerações futuras, ou seja, quanto mais cedo o tema Sustentabilidade for abordado com as crianças, maiores serão as chances de despertar a consciência pela preservação do meio ambiente. Essa aprendizagem deve ser inserida de forma lúdica. Por isso, pensamos no que poderíamos fazer para ajudar além de separar o lixo e propor o tema reciclagem?
Além do projeto macro, através de observações, percebemos que as crianças em interações e brincadeiras utilizam à matemática. Então, viemos a pensar em propostas, onde pudéssemos fazer uma ligação com o projeto de “Sustentabilidade” e a Matemática. Foi onde surgiu à ideia de criar uma fábrica de reciclados, na qual confeccionamos objetos, jogos e brinquedos com materiais reciclados. Antes de construir é preciso classificar o material e separá-lo: O que vamos precisar para criar? Quais materiais? Quantos serão necessários? E assim por diante. As crianças que trabalham na construção ganham “seu pagamento”, pois, de modo geral, o conhecimento prévio das crianças sobre como se ganha dinheiro é o Trabalho, quem trabalha recebe. Quem recebe pode comprar o jogo ou o brinquedo que mais gostou, ou seja, de forma lúdica desenvolvemos um trabalho focado na sustentabilidade e na educação fiscal, onde a criança aprende o valor da natureza, de onde tiramos à matéria prima, aprende o verdadeiro sentido de praticar a sustentabilidade e aprende a ser um cidadão consciente, consumir somente o necessário.



2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde pequena a criança já se depara com alguns conceitos matemáticos nas suas brincadeiras e interações em grupos. Essa percepção natural é desenvolvida através das mais variadas formas e maneiras sob muitos aspectos como: grandes, pequenos, leves, pesados, curto, longo e tantas outras pequenas noções que a criança vai adquirindo gradativamente conforme seus estímulos e amadurecimento.
O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
Para as DCM`s (2012, p. 74) “a criança, desde que nasce, começa a diferenciar-se na relação eu, outro, pela linguagem, mediada pela cultura dos adultos e de outras crianças, constrói conhecimentos [...]”.  Assim, a sua formação remete a relação entre pensamento e a linguagem simbólica, onde constrói e reconstrói conhecimento espontaneamente.



Ao ser inserido no espaço de Educação Infantil, a criança passa a compartilhar e adquirir novas aprendizagens, construindo seu pensamento lógico sobre determinadas coisas e objetos. Compreende que nesse espaço a criança aprende através de suas brincadeiras, interações em grupos e experiências trazidas por ela, de uma forma tranquila e natural, sem forçar seu amadurecimento, suas limitações, gradativamente ela cria sua independência, como também seu conhecimento prévio sobre números, letras e cores. 
Além de brincar, ouvir historias, pintar, dobrar, cantar, jogar...são algumas atividades que fazem parte do universo infantil.  Mas, onde entra à matemática? Em todos os momentos de interações entre eles, seja contar, calcular, resolver problemas, são ações realizadas de forma natural e intuitiva pelas crianças em seu dia a dia.



3. JUSTIFICATIVA
           
           
A matemática esta em todas as propostas e movimentos não só da Educação Infantil, como também no nosso cotidiano, no CEI a linguagem matemática está presente na roda de conversa, na chamada, na arte, na música, nas brincadeiras, nos cantos temáticos, em histórias, nos jogos e na forma que organizamos nosso pensamento. As crianças sozinhas aprendem muito da linguagem matemática, descobrem formas, coisas iguais e diferentes, leves e pesadas, grandes e pequenas, conseguem organizar, classificar, criam conjuntos, estabelecem relações... É de suma importância o olhar atento do professor, o qual deve disponibilizar diversos materiais para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.
Nos professores oportunizamos diversas situações que permitem as crianças a desenvolver este processo de aprendizagem, tais como: chamada por crachá – quantas meninas e meninos, a leitura do calendário diariamente, músicas com relações matemáticas, propostas voltadas a organização e estímulos de pensamentos, culinária, brincadeiras com blocos de madeira e peças de encaixe, além de jogos e histórias.
A turma do Pré I B, vem demonstrando grande interesse por alguns conceitos matemáticos, situação na qual nós professoras observamos que através desse meio podemos resolver alguns conflitos que acontecem, sendo trabalhadas com as crianças nas rodas de conversa algumas regras para o bom convívio em sala. Sendo que essa turma apresenta uma faixa etária de idade diferenciada e agitação, situação na qual, nos professoras estamos contornando junto com a matemática. Acreditamos que a partir de uma proposta não formal – de apresentar graficamente o número e traçá-lo – iremos permitir que as crianças criem, explorem e inventem seus próprios modos de expressão e de relação com o outro e com o mundo.
Assim, é importante criarmos condições para que a matemática seja descoberta, oferecendo estímulos e estando atentas às descobertas das crianças.



4. OBJETIVO

Relacionar a matemática no cotidiano das crianças, aprendendo ludicamente conceitos de classificação, seriação, contagem, formas geométricas, cores, valores e o cuidado com o meio em que vive, assim como o conhecimento da utilização do dinheiro e da sustentabilidade para um mundo melhor.



5. DESENVOLVIMENTO

O projeto aplicado está acontecendo no Centro de Educação Infantil Paulo Tallmann, com a turma de Pré I B, durante todo o ano de 2016, sendo este desenvolvido pelas professoras Daiana Lana, Juliana Carneiro, Elizete Tomio e Ivone Conti, tendo como coordenadora do projeto Silvana Grimes.
Este projeto iniciou-se através do projeto de sustentabilidade do CEI, onde apresentamos a reciclagem, mas como podíamos ajudar, além de separar o lixo? Além do projeto macro, através de observações, percebemos que as crianças em interações e brincadeiras utilizam a matemática. Então, viemos a pensar em propostas, onde pudéssemos fazer uma ligação com o projeto macro do CEI sobre “Sustentabilidade” e a Matemática. Foi onde surgiu à ideia de criar uma fábrica de reciclados, na qual confeccionamos objetos, jogos e brinquedos com materiais reciclados. Antes de construir é preciso classificar o material e separá-lo: O que vamos precisar para criar? Quais materiais? Quantos serão necessários? E assim por diante. As crianças que trabalham na construção ganham “seu pagamento”, pois, de modo geral, o conhecimento prévio das crianças sobre como se ganha dinheiro é o Trabalho, quem trabalha recebe, ou seja durante alguns meses iremos arrecadar “dinheiro”, os quais serão guardados em “poupanças” os valores são obtidos através do trabalho realizado na fábrica de reciclados do Pré 1 B, que fica na área externa do CEI, onde uma vez na semana uma professora com um pequeno grupo, planeja de fabricar algum objeto, brinquedo e ou jogo com materiais reciclados, as crianças que trabalham na construção recebem por isso. Enfim todos estão aprendendo e brincando com a matemática e juntando seu “dinheiro”. Mas o que fazer com o dinheiro no final do projeto?
Iremos oportunizar uma feira com nossas construções, onde cada criança poderá comprar o que mais lhe agrada.
Primeiramente em roda de conversa, esboçamos o conhecimento prévio das crianças sobre: Lixo, reciclagem, natureza, meio ambiente e planeta... Conversamos sobre todos os itens mencionados e suas importâncias. Apresentamos as lixeiras seletivas e seus respectivos lixos, oportunizamos diversas propostas referente a isto: selecionamos os lixos, recortamos de revistas, assistimos vídeos sobre os mesmos, criamos alguns objetos com os lixos, foi onde percebemos o interesse das crianças em matemática: sempre estavam contando, separando e ordenando por tamanho e formas. Onde surgiu a ideia de construir a fábrica do reciclado. Na fábrica, muitas coisas foram confeccionados: Chocalho, bilboquê, vai e vem, bonecos, jogos de memória, quebra cabeça, jogos de quantidades, concentração e raciocínio lógico.
Conforme as crianças vão trabalhando, vão juntando dinheiro para no final do ano, na feira do reciclado comprar o que mais lhe agradou.
Os jogos e brinquedos ficam a disposição das crianças na sala para que em qualquer momento possam brincar e jogar.
Além de criar os jogos e brinquedos, propomos a conscientização de alguns animais em extinção ou não como a tartaruga e a abelha, “estudamos” sobre elas e no fim um jogo relacionados a elas foi confeccionado.
Além de participarem no CEI das propostas as famílias também estão envolvidas no projeto, confeccionando objetos utilizando apenas materiais reciclados.
Assim, se dará continuidade para o 2° semestre na construção de novos jogos, brinquedos e aprendizagens.



6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Relacionamos a matemática no cotidiano das crianças, aprendendo ludicamente conceitos de classificação, seriação, contagem, pequenas contas de adição, formas geométricas, fazendo ligação com o projeto de Sustentabilidade.
Sendo assim, justifica-se a escolha deste tema pelo fato da matemática estar presente no cotidiano das crianças, porém na Educação Infantil a aprendizagem acontece espontaneamente, partindo do interesse de cada um.
Dessa forma, o estudo realizado contribuiu para que a criança elaborasse suas hipóteses, num contexto norteado de significados.



REFERÊNCIAS

BLUMENAU. Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica. Prefeitura. Secretaria Municipal de Educação. Educação Infantil. Blumenau: Prefeitura Municipal/SEMED, 2012. 108 p.

GRIMES, Silvana. PROJETO: CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Infantil, BLUMENAU, 2016, p. 2
REAME, Eliane. Matemática no dia a dia da Educação Infantil. São Paulo, Saraiva, 2012.










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