terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SUGESTÃO DE PROJETO DE FÉRIAS

PROJETO DE FÉRIAS

 
BRINCAR É A MAIOR LIÇÃO DE VIDA!
Período de desenvolvimento: do dia 23/01/2012 a 10/02/2012
Tema: BRINCAR É A MAIOR LIÇÃO DE VIDA!

Justificativa: Brincando a criança descobre o mundo, aprende se desenvolve. Os tipos de brincadeira e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta. A brincadeira auxilia no desenvolvimento global da criança. A criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, a necessidade de perseverar entre outros. Na brincadeira a criança exprime seus medos, desejos, experiências. De forma simbólica o brinquedo torna-se um meio de expressão. Se o brincar é algo tão importante no desenvolvimento da criança, é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala. A adequada aquisição e desenvolvimento da comunicação dependem de vários fatores, entre eles: o biológico, o afetivo e o social. E foi dentro dessa visão que desenvolvi o projeto “BRINCAR É UMA LIÇÃO DE VIDA”, num período onde muitas crianças estão em recesso escolar, mas algumas continuam em atividades por vários motivos, sendo assim, nós professoras precisamos desenvolver algo atrativo que faça com que esta criança tenha um bom convívio social dentro da escola, pois muito do que aprendem lá levarão para toda sua vida.

Objetivos:
*Brinca e relacionar competição com valores (saber perder e ganhar).
*Buscar maior interação
*Desenvolver a criatividade
*Proporcionar atividades prazerosas.
*Relacionar a criança com o meio de forma prazerosa e respeitosa.
Metodologia:
Filmes
Brincadeiras diversas
Interação
Pinturas
Imaginação
Gincana e jogos recreativos


Desenvolvimento

Primeira semana do dia 23/01/2012 a 27/01/2012

Segunda- feira: dinâmica de apresentação, onde cada criança vai escrever suas características numa folha (sem o seu nome) como se estivessem vendendo um produto, em seguida será feito um mural e cada participante vai pegar uma folha do mural sendo esta folha aquela que mais lhe chama a atenção (como se estivessem comprando um produto). Depois que todos “compraram seus produtos” cada criança irá ler para os demais, justificar o porquê escolheu este “produto” e se imagina quem é a pessoa.

Terça- feira: Momento do baú, em grupo as crianças vão contar histórias do tempo da vovó, (histórias que lhes causavam medo) em forma de teatros, danças, músicas, usar sua criatividade, podem explorar o cantinho da fantasia.

Quarta-feira: gincana maluca, as crianças serão divididas em grupos e cada grupo será responsável em desenvolver suas atividades no tempo determinado.
1° atividade: corrida do saco.
2° atividade: corrida da bolinha na colher.
3° atividade: pular cordas
4° atividade: estátua
5° atividade: dança da cadeira.

Quinta-feira: sessão cinema, escolher um filme educativo e divertido para assistirmos regados de pipoca.

Sexta- feira: dia do brinquedo, brincadeiras livres.


Segunda semana do dia 30/01/2012 a 03/02/2012

Segunda - feira: circuito de jogos iniciará com montagem de quebra cabeças, a equipe que terminar primeiro leva ponto. Em seguida faremos jogos da velha e forca.

Terça - feira: bingo, a criança que preencher a cartela será a vencedora.

Quarta – feira: futebol realizaremos um torneio de futebol envolvendo meninos e meninas, e será organizado pelas professoras.

Quinta – feira: vôlei, dividiremos em duas equipes onde cada equipe terá uma prof° como capitã, auxiliando e ajudando no desenvolver do jogo.

Sexta – feira: piquenique no bosque: faremos um passeio ao bosque, vamos brincar e aproveitar este clima gostoso para um piquenique à sombra das árvores e ouvindo os pássaros.



Terceira semana do dia 06/02/2012 a 10/02/2012

Segunda-feira: hora da fama, cada equipe vai preparar uma apresentação, um número de dança, escolhe uma música, ensaia e apresenta.
Terça-feira: cantor por um dia, cada criança terá sua vez de cantar, pode ser sozinho, em dupla, trio ou banda. Irão preparar a música e começaremos o show.
Quarta-feira: siga o ritmo, as professoras trarão diversas músicas e as crianças deverão dançar conforme o ritmo. Vamos ver quem sabe e agüenta dançar, sem sair do ritmo!
Quinta-feira: assistindo ao show, assistiremos DVD`s de show da preferência das crianças e assim eles podem cantar pular, dançar e interagir.
Sexta-feira: eu também sou show, neste dia separamos os alunos uns farão parte da banda que realizará o show, outros serão os animadores da festa, e outros o publico, e é só mostrar o talento.

“Também aprendemos brincando, por isso é essencial que nossas brincadeiras sejam dirigidas!” (Silvana Grimes)



3 comentários:

  1. EU AMEI! ESTOU PLANEJANDO FÉRIAS NO CONDOMÍNIO, E SEU BLOG ME AJUDOU MUITO! OBRIGADA PELA DISPONIBILIDADE!

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  2. Amei... Vou repassar para a coordenação do colégio.

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