domingo, 29 de abril de 2012

PROJETO: MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA



JUSTIFICATIVA

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Nesta fase da idade Anos Iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar. Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.

OBJETIVO GERAL

·         Estabelecer relações de família e moradia;


OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Identificar nome das pessoas da família e as relações de parentesco.
·         Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social.
·         Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado.
·          Demonstrar amor e respeito a todas as pessoas
·          Estabelecer uma relação com a sociedade;
·          Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
·          Conhecer seus antepassados;
·          Identificar tipos de moradia e formas de construções;
·         Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.



DESENVOLVIMENTO

A partir das visitas nas casas de cada aluno onde vamos conhecer a casa e um membro de cada família vamos explorar em sala de aula através de:

·         Elaborar textos a partir do autoconhecimento;
·         Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
·         Ler diferentes tipos de textos;
·          Produzir textos;
·         Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
·         Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·         Montar painéis;
·          Construir cartazes;
·         Elaborar com os alunos regras
·         Desenvolver atividades lúdicas;
·          Dramatizar histórias;
·         Organizar entrevistas e pesquisas;
·         Registrar experiências vividas pelo grupo.
·         Construção de vários tipos de casas ( maquetes)


AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados em todos os momentos e espera-se que ao termino desse projeto as crianças consigam compreender que são um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família; que elas consigam favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la. que respeitem o espaço do outro sabendo que cada ser é importante e tem que desenvolver seu papel como cidadão.





"O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende junto ao outro o que seu grupo social produz." ( Vygotsky)

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