quarta-feira, 17 de maio de 2017

Projeto Interdisciplinar: Pequenas ações que podem mudar o mundo!



RESUMO
Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossas crianças, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Sabemos que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto. Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.

JUSTIFICATIVA
Entendendo que a educação desenvolve o papel de complementar a função social da família, as quais estão inseridas em uma sociedade permeada por funções sociais estabelecidas, destacamos que é de suma importância que as crianças percebam sua função como cidadãs de direitos que devem e precisam ser exercidos. Preocupados com esses futuros cidadãos desenvolvemos um projeto que procura conscientizar as crianças da importância e dos cuidados que devemos ter com nosso planeta.

 Como diz a lei no art. 53 “que toda criança e adolescente têm direito à Educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania”...(ECA), assim justifica-se a importância de trabalhar educação fiscal e reciclagem como alternativa para o desenvolvimento sustentável ainda na primeira infância buscando a formação integral do indivíduo, para uma sociedade em contínua mudança.
Mas afinal, o que é sustentabilidade? Sustentabilidade nada mais é que a utilização racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais de uma população, sem que esse uso comprometa as gerações futuras. No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos. A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a evolução de problemas ambientais. O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
A educação para a sustentabilidade deve incluir temas como: o respeito aos direitos fundamentais no mundo do trabalho, a valorização da diversidade, o combate ao preconceito, à transparência das atividades e as boas práticas de governo, a necessidade de preservação do meio ambiente, otimização do uso de recursos naturais, o consumo consciente, medidas para mitigar mudanças climáticas e evitar a poluição.

OBJETIVO GERAL:

  • Conscientizar as crianças, pais e comunidade em geral, da importância da sustentabilidade no desenvolvimento da sociedade, propiciando ao educando o desenvolvimento crítico em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 


·                     Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
·                     Utilizar as diferentes linguagens – corporal, musical, plástica– ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
·                      Ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística, trazendo para ação reflexiva a educação ambiental e a sustentabilidade.
·                     Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
·                     Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
·                     Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
·                     Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos.
·                     Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
·                     Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
·                     Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
·                     Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
·                     Conhecer a realidade da sala de aula e pátio para busca coletiva de soluções, (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
·                     Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:    


·                     Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (Concurso de desenhos)
·                     Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc., posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto e disponibilizar para conhecimento de todos.
·                     Montagem de painel de orientações
·                     Teatro
·                      Música
·                     Passeios Ecológicos
·                     Construção de horta suspensa;
·                     Reestruturação da horta
·                     Coletores de pontas de lápis nas salas
·                     Coletores de rolos de papel higiênico.
·                     Produção de papel Marche com sementes para plantio (ecológico)
·                     Produção de sabão ecológico
·                     Caixa coletora de pilhas e baterias
·                     Separação do lixo
·                     Oficina de brinquedos com material reciclado.
·                     Construção de instrumentos musicais com material reciclado.
·                     Desfile de roupas com material reciclado (parceria com as famílias)
·                     Destacar algumas datas importantes para realizar alguns movimentos como:
  • Dia da agua 22/03
  • Dia Mundial do Meio Ambiente 05/06
  • Semana Nacional do Meio ambiente (na semana do dia mundial do Meio Ambiente) junho.
  • Dia da árvore 21/09



AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada criança e família, os registros se darão através de relatos e fotos.



REFERENCIAS
ONU, Declaração Universal dos Direitos da Água,22 de março de 1992.
ECA, Estatuto da criança e do adolescente. Blumenau, 2011. 4ª edição. art. 53. p. 28
BLUMENAU(SC). Prefeitura. Secretaria Municipal de Educação- Educação Infantil- Diretrizes Curriculares Municipal para Educação Básica, v. 1, 2012.
  Este projeto está sendo desenvolvido com o 4º ano B da EBM Prof. Adelaide Starke /2017






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